Clínica Implanteperio

Periodontia

Atualmente, consideramos que a estética do sorriso é composta pelos dentes e pela gengiva, que merecem atenção especial durante um tratamento estético.

O periodonto é o conjunto de tecidos que suporta os dentes. Para manter esses tecidos saudáveis, é necessária a correta higienização, uma vez que a higienização inadequada pode causar o acúmulo da placa bacteriana, ou biofilme, que é formada principalmente por bactérias. Esse acúmulo prolongado acarreta a inflamação dos tecidos bucais: vermelhidão da gengiva juntamente com aspecto inchado e brilhante e sangramento.

Com o tempo, a placa bacteriana adquire consistência dura e adere fortemente aos dentes, formando cálculos (tártaro dental). A placa bacteriana pode ser facilmente removida com uma técnica de higienização eficaz, já o cálculo dental deve ser removido por um profissional, uma vez que requer instrumentos específicos e deve ser cuidadosamente feita para não machucar a gengiva.

A presença do cálculo dental é devastadora para a saúde bucal. A inflamação prolongada do periodonto leva à perda de osso alveolar, causando a mobilidade dos dentes, que pode levar a sua perda. Além disso, a inflamação torna as gengivas mais frágeis e suscetíveis a sangramentos, o que facilita a passagem de bactérias da boca para o interior do organismo. Uma vez na circulação sanguínea, essas bactérias causam inflamações crônicas e podem ainda se instalar no coração, causando graves problemas cardíacos.

Por isso, o acompanhamento odontológico periódico é de extrema importância, além da correta higienização dental. Em muitos casos, o tratamento periodontal é o ponto de partida para todos os outros tratamentos, como reabilitações, implantes, enxertos, entre outros.

Nossa Especialidade Tratamentos Equipe Especializada
DOAComm Responsáveis Técnicos: Dr. Júlio Cesar Joly CROSP-55428 | Dr. Robert Carvalho da Silva CROSP-84517 | Dr. Paulo Fernando M. de Carvalho CROSP-100967
© 2011 - Implanteperio - Todos os direitos reservados, É proibida a cópia total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.